Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí – AEEFSJ

Estatuto Vigente

Sobre nós

Em 18 de maio de 1954, os engenheiros e arquitetos que trabalhavam na Estrada de Ferro Santos a Jundiaí fundaram a AEEFSJ.

Criada sem fins lucrativos, há quase sete décadas, a Associação mantém a característica visionária de implementar debates e ações com o objetivo de fortalecer o exercício da profissão, defender a preservação do patrimônio histórico ferroviário, contribuir para o desenvolvimento do transporte sobre trilhos e fomentar a eficiência técnico-ferroviária.

Conectada aos anseios de seus associados, a AEEFSJ foca nas ações de bem-estar e atualização profissional, promove o networking com empresas do setor e o intercâmbio através de palestras com universidades, visando compartilhar o conhecimento das tecnologias metroferroviárias no âmbito acadêmico.

Uma das cinco associações mais antigas do Brasil, a AEEFSJ surgiu inspirada na Revista Ferrovia, que desde 1935 cobre temas ligados ao setor. Hoje, são aproximadamente 273 associados entre engenheiros e arquitetos que atuam no setor de transporte metroferroviário, especialmente, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Desde a sua criação, a AEEFSJ contribui para o desenvolvimento do transporte sobre trilhos, defendendo a preservação do patrimônio histórico ferroviário, além de estimular o aperfeiçoamento da técnica ferroviária com foco na eficiência.

A entidade promove a divulgação do conhecimento no âmbito da engenharia e o know-how ferroviário, estimula a reciclagem técnica-cultural de seus quadros, além de fomentar a valorização da tecnologia ferroviária nacional ao interagir com universidades, profissionais, empresas de consultoria e construção, fabricantes de materiais e equipamentos.

A edição da Revista Ferrovia é outra responsabilidade abraçada pela Associação, que se pauta por assuntos relevantes do setor, da engenharia e de mobilidade urbana. A defesa e preservação do patrimônio histórico ferroviário nacional e o incentivo às ações de responsabilidade social, cidadania e respeito ao meio ambiente também são temas constantes da publicação e das atribuições da entidade.

Regularmente, a associação promove palestras técnicas de atualização profissional com temas envolvendo inovação e tecnologia. Ao final destes encontros, um coquetel celebra os aniversariantes do mês, iniciativa que estreita os laços entre seus filiados e fortalece a instituição.

Rolar para cima