Em 1935 foi publicada a primeira edição de Revista Ferrovia, uma iniciativa pioneira, criada para retratar assuntos do setor. Desde então, a publicação contribui para a memória e desenvolvimento do transporte sobre trilhos, testemunhando os avanços tecnológicos e valorizando a preservação do patrimônio histórico ferroviário e a consolidação desta história rica em desafios e superações. 

As imensas dificuldades econômicas do País e a estagnação do setor ferroviário impactaram negativamente a publicação, provocando uma longa pausa a partir de 1997 até março de 2010, quando a revista foi relançada comercialmente.
O novo sopro de renovação, decorrente do aquecimento do setor, permitiu que a revista voltasse a ser editada pela AEEFSJ, com ampla distribuição para o segmento do transporte sobre trilhos.

A associação, que fora criada em 1954 inspirada na publicação, voltou a editá-la respeitando a premissa de reportar o desenvolvimento e a técnica ferroviária, além de valorizar e defender seu legado na história de São Paulo e do próprio Brasil.

Em dezembro de 2021, a revista chegou à edição histórica de número 181, abordando   as novidades na prestação de serviço. Resultado do investimento em inovação e tecnologia, operado no segmento ferroviário, a publicação vislumbra um cenário cada vez mais conectado e high-tech para o sistema sobre trilhos.  

Rolar para cima