Missão Ferroviária à Polônia: Cooperação Técnica e Desenvolvimento Ferroviário 

Missão Ferroviária à Polônia: Cooperação Técnica e Desenvolvimento Ferroviário 

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (AEEFSJ) integrou a delegação brasileira na Missão Ferroviária à Polônia, organizada pela Agência Polonesa de Investimentos e Comércio (PAIH), com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Tecnologia da Polônia

Contexto e objetivos da missão 

A Polônia vem conduzindo, nas últimas décadas, um processo contínuo de modernização de sua malha ferroviária, com foco em interoperabilidade, eficiência energética e integração logística. A delegação brasileira esteve em Gdańsk, Bydgoszcz, Radom e Varsóvia, com agenda de visitas técnicas e institucionais em planejamento, operação, sinalização, eletrificação e manufatura ferroviária, além de participação na TRAKO, uma das maiores feiras do setor na Europa. 

A AEEFSJ manteve o foco em observar as melhores práticas, modelos de gestão e componentes com potencial de aprendizado e adaptação ao contexto brasileiro, fortalecendo a difusão de conhecimento especializado entre profissionais e instituições do setor. 

Visitas técnicas 

Durante o programa, a delegação visitou a feira TRAKO, operadores, órgãos reguladores e fabricantes. Com destaques para: 

PKP Polskie Linie Kolejowe (PKP PLK) – empresa estatal responsável pela infraestrutura ferroviária da Polônia. Foram apresentados os programas de modernização de estações e linhas, requalificação de trechos de carga e passageiros e o avanço nos sistemas de controle e sinalização, com destaque para a interoperabilidade com padrões europeus. 

Centralny Port Komunikacyjny (CPK) – órgão público responsável pela coordenação de um programa nacional de mobilidade que integra o novo aeroporto central da Polônia à rede ferroviária de alta velocidade e conexões regionais. O CPK atua como estrutura de planejamento estratégico, com foco na expansão da infraestrutura, conectividade entre modais e integração logística. 

Urząd Transportu Kolejowego (UTK) – autoridade reguladora do transporte ferroviário polonês. A visita abordou os processos de qualificação e certificação de maquinistas, conduzidos sob a supervisão do UTK, além dos mecanismos de fiscalização da segurança operacional e da padronização técnica aplicada à formação profissional no setor ferroviário. 

PESA Bydgoszcz S.A. – principal fabricante polonês de material rodante, reconhecido pela produção de trens elétricos e veículos leves sobre trilhos. A visita destacou o modelo industrial modular da empresa, que permite a customização por tipo de serviço (urbano, regional ou intermunicipal) e mantém fornecimentos regulares para outros países. 

Medcom S.A. – referência em sistemas de tração elétrica, inversores de propulsão, conversores auxiliares e componentes de eficiência energética. Foram apresentadas soluções voltadas à recuperação de energia em frenagem e à modernização de frotas elétricas, com foco em desempenho e economia operacional. 

Kombud S.A. – empresa especializada em sistemas de sinalização e controle de tráfego ferroviário. As apresentações demonstraram o desenvolvimento de soluções locais interoperáveis com normas europeias, abrangendo desde equipamentos de campo até sistemas centralizados de operação. 

ASCO Rail – visita realizada durante a Feira TRAKO. A empresa apresentou soluções e componentes para sistemas de via e material rodante, com foco em engenharia de precisão, modernização e manutenção de equipamentos ferroviários. 

ZPS – também visitada no âmbito da Feira TRAKO, é fabricante de equipamentos e sistemas de apoio à infraestrutura ferroviária, destacando-se pela robustez dos produtos e pela aplicação prática em obras e operações de manutenção. 

Polska Izba Producentów Urządzeń i Usług na Rzecz Kolei – Câmara Polonesa de Engenharia e Indústria Ferroviária, que reúne mais de 450 empresas da cadeia produtiva. A reunião abordou o papel da entidade na promoção da inovação, internacionalização de empresas e articulação entre indústria e governo para o fortalecimento do setor ferroviário. 

As visitas e reuniões ofereceram uma compreensão detalhada do ecossistema ferroviário polonês, caracterizado pela coordenação entre agentes públicos e privados. Esse modelo tem contribuído para aumentar a capacidade produtiva nacional e estimular a inovação tecnológica, evidenciada pelos produtos e soluções apresentados durante a feira. 

Principais aprendizados técnicos 

As visitas e reuniões permitiram observar a estrutura integrada do sistema ferroviário polonês, entre os principais pontos observados, três aspectos se destacaram: 

Governança técnica e coordenação institucional, com papéis claramente definidos entre planejamento estratégico, operação e regulação, representados por órgãos como CPK, PKP PLK e UTK

Integração produtiva, com fabricantes como PESA, Medcom e Kombud operando em sinergia e garantindo soluções locais para material rodante, tração, sinalização e energia. 

Ambiente de inovação e cooperação setorial, evidenciado na Feira TRAKO e nas interações com a Câmara Polonesa de Engenharia e Indústria Ferroviária, que articulam mais de 450 empresas em torno de objetivos tecnológicos comuns. 

Cada uma dessas frentes contribui para o fortalecimento da engenharia ferroviária aplicada, com processos produtivos baseados em qualidade, rastreabilidade e conformidade técnica. 

Análise e considerações da AEEFSJ 

A missão foi muito enriquecedora e evidenciou que a evolução do sistema ferroviário polonês está diretamente associada à integração entre planejamento, investimento, regulação técnica e desenvolvimento industrial. 
Os investimentos contínuos na infraestrutura e a articulação entre governo, empresas e centros de pesquisa permitiram criar um ecossistema tecnológico autossuficiente, voltado à ampliação da rede e à eficiência operacional. 

Para a realidade brasileira, a experiência polonesa reforça a relevância de: 

  • aprimorar processos de qualificação/certificação e ensaios para componentes e sistemas ferroviários, promovendo confiança técnica e adoção de soluções escaláveis; 
  • fortalecer a articulação entre órgãos públicos e fabricantes; e 
  • consolidar políticas de longo prazo para o setor ferroviário, assegurando previsibilidade de investimentos e continuidade técnica. 

Síntese institucional 

A participação da AEEFSJ na Missão Ferroviária à Polônia está alinhada à sua atuação como entidade técnica e cultural voltada à difusão de conhecimento no setor ferroviário. 
A missão possibilitou a troca de informações qualificadas, a ampliação de parcerias e o fortalecimento da cooperação internacional. Os detalhes da missão serão compartilhados por meio da Revista Ferrovia – Edição Especial sobre a Polônia, contribuindo para a disseminação de aprendizados e boas práticas junto à comunidade ferroviária brasileira. 

A AEEFSJ registra seus agradecimentos à Agência Polonesa de Investimentos e Comércio (PAIH) e ao Ministério do Desenvolvimento e Tecnologia da Polônia pela excelente recepção e pela condução exemplar da missão, que possibilitaram uma agenda produtiva e tecnicamente enriquecedora. 
Agradece também às instituições, empresas e entidades visitadas pela abertura ao diálogo e pela disponibilidade em compartilhar conhecimentos e experiências, e à delegação brasileira pela colaboração e espírito de cooperação que marcaram toda a jornada. 

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